sexta-feira, 6 de maio de 2016

o meu querido mês de Abril...






Depois de muito tempo ausente venho só contar que a C está em casa e a crescer a olhos vistos! 😊

Depois de um repouso relativo desde as 23semanas de gestação por contrações com encurtamento do colo uterino, melhoria das mesmas e um colo uterino normal às 28 semanas... Sou internada às 31 por novo encurtamento. 
O objectivo era fazer um ciclo de corticoterapia para a maturação pulmonar da C, não fosse nascer antes das 34 semanas...

Nesta ecografia do 3ºT, para complicar ainda mais as coisas, verificaram que o líquido amniótico estava nos limites inferiores da normalidade. 😔

Depois, terminado o ciclo (48horas de internamento) repeti ecografia, e, uma vez que o líquido se mantinha num nível baixinho, mantiveram-me internada para vigilância com  CTG três vezes ao dia e ecografias de dois em dois dias... 

Assim se passaram 15 dias... 
Sempre na mesma, líquido no limite  inferior, registos da bebé óptimos, ecografia para avaliação dos parâmetros da C também sempre bem.

Fizemos testes a várias coisas para tentar perceber de onde vinha esta diminuição... Aparentemente sem outra causa, atribuiu-se a uma causa placentar, embora esta tivesse um aspecto normal à ecografia...

No dia 19 de Abril, no registo cardiotocográfico da manhã, a menina C deu sinais de já não estar a gostar muito do facto da piscina dela estar a secar ( piscina salvo seja... Era mais um bidé com
Pouca água 😳)... Assim, repetimos a ecografia e a Dra. E. disse-me que estava na hora de conhecer a pequena... Risco-benefício pendia para o lado de a ver crescer cá fora...

Como é que era possível???!!! 
Fiquei em pânico ... É claro que 33 semanas e meia não são 24 semanas ... Mas Tb não são 35... E muito menos 37.... De todas as barreiras imaginárias que tinha de ultrapassar, apenas ultrapassei a das 32S ( o que já por si era uma vitória e óptimo para a C... Mas ainda assim... Dava cá um medo!!!!). A segunda era a das 34 semanas... E a partir daí acho que já não me assustava com o nascimento da pequena!

Pois bem... 33 semanas e meia... 19 de abril... Cesariana agendada para as 15h00 ( jejum de 6h obrigatório, não se tratando duma verdadeira emergência!). Falei com toda a equipa médica, todos me tranquilizaram... Falei com o meu médico, que logo naquele dia não poderia ficar para me fazer a cesariana... Fiquei triste, mas confiava na equipa e gostava particularmente do médico que disseram que iria estar presente.

Pois se tudo parecia virado do avesso e se a espera me matava... Os nervos insistiam em não me abandonar... E nem a vontade de ver a carinha da C me acalmava... Houve uma verdadeira emergência que me passou à frente na ida para o Bloco operatório... 

As 18h00, o Dr. FC decidiu fazer uma visita a uma suposta puérpara... E deu de caras com
A grávida... 
Acabámos então por ir juntos para a dita cesariana... Depois de tudo, afinal sempre era ele a trazer a C ao mundo!

O A. entrou comigo no bloco e ficou para ver a filhota nascer...
Às 19h10 a C sentiu ar fresco pela primeira vez... E eu não a ouvi chorar... Morri de medo outra vez!!
A pediatra, Dra. RR, levou-a... O A foi atrás passados 2-3 minutos (O Dr. FC: "A família nasceu... Já nao quer saber da mulher!!" eheheh quase verdade!!)... E eu continuava sem a ouvir... Os médicos diziam que já a ouviam bem... Mas eu não ouvia!!! Minutos depois lá veio o desejado choro e a noticia que pesava 2,050 kg!! 😊
Aqui finamente respirei de alívio e sabia que estava tudo bem... Tinha um óptimo peso! 
Precisava de ser aquecida... Não ia ficar já com ela pertinho de mim... Mas tinha um bom peso!! E chorava bem alto!!! 😊

Olhei para ela... toquei-lhe, beijei-a por muito pouco tempo... E lá a levaram... Para a estufinha que teoricamente me iria substituir durante uns tempos!

O resto foi rápido mas para mim uma eternidade...

Depois fui para o quarto, o A sempre a tirar fotografias à C e a mostrar-me 😊😍...

E na manhã seguinte, bem cedo, lá estava eu pertinho dela! A minha menina e a sua estufinha!!!! 😊

Três dias de encubadora, 24horas de fototerapia, uma semana no berço a aprender a mamar é uma alta na véspera do dia da Mãe como presentinho das Dras. e Enfermeiras da UCIRN!

Não foram dias fáceis, mas sempre achei que seriam bem mais difíceis quando imaginava este cenário! As pessoas que cuidaram dela tornaram tudo mais simples e simpático... E o facto de não precisar de grandes cuidados também ajudou imenso, claro!! 😊

Resta-me agradecer a todos os funcionários da Maternidade o apoio e carinho que nos deram ao longo deste período.
Um beijinho especial para as Enfermeiras MI e G que cuidaram de mim e às Enfermeiras L, G e S que cuidaram da C na Unidade. 
A toda a equipa médica obstétrica e pediátrica tenho a agradecer todas as boas decisões tomadas e o apoio nas alturas devidas. 😊

Agora em casa há uma semana... Estamos a saborear a nossa filhota doutra maneira 😍😍😍😍 estamos em namoro profundo...❤❤❤

Prometo tentar colocar no blog tudo o que prometi anteriormente, mas esta fase tem sido tão especial que não me apetece sequer escrever... Fotografar acho que posso e consigo...!!! 😊😉😳😜

3 comentários:

  1. Bem minha querida, que último trimestre tão atribulado...
    Fico muito Feliz por no final, tudo ter corrido bem e agora estarem finalmente todos juntos, em descoberta.
    Uma coisa é certa, a baby C ainda não tinha aberto os seus olhinhos para o mundo e já era uma Guerreira...a mãe também, diga-se de passagem..
    Beijinhos grandes e muitas felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andei tão desaparecida que alguns comentários não tiveram a devida atenção ( não vi mesmo! 😳)... agradeço imenso o comentário ( ainda que alguns meses atrasada ) e acima de tudo a atenção e as palavras de carinho e força! 😘

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar