segunda-feira, 7 de março de 2016

Swaddle... sim ou não?!



Bem... Sendo um tema que de actual não tem nada, uma vez que é uma técnica ancestral, resta-nos decidir, à luz da informação actual, qual a melhor opção para os nossos bebés.

Swaddle Blanket Charlotte´s



Estudos recentes vieram criticar a técnica de embrulhar os pequenotes por alegada evidência de aumento de problemas, nomeadamente no que a displasia da anca concerne. Outros tantos, revelaram verdadeiros benefícios, tanto maiores quanto mais novo for o bebé (prematuridade com maior vantagem, ao que parece).

Entre as vantagens mais comumente referidas está o facto de acalmar os bebés, dando-lhes uma sensação de aconchego e protecção (como no útero materno), não se assustando com os próprios movimentos involuntários (típicos dos recém nascidos).
Admite-se que ajude com as cólicas e também que mantenha a temperatura corporal, factor que pode ser importante uma vez que perdem muito calor numa fase inicial da vida. 
Há quem defenda que por obrigar a uma posição de decúbito dorsal, diminui o risco de morte súbita do RN. Outros, no entanto, em estudos de 2009 e 2013, referem aumento desta síndrome por má expansão torácica associada ao enfaixamento excessivo do bebé.

Assim, ficamos com a recomendação de apenas embrulhar os pequenos até aos 2meses de vida, fazendo-o de maneira a passar uma mão entre o swaddle e a caixa torácica do bebé e também deste estar mais frouxo ao nível das ancas. Contudo não pode estar frouxo o suficiente de maneira a deixar o bebé deslizar para dentro do mesmo. Braços e pés devem estar bem esticados.

Swaddle´s Aden+Anais - Rebento


Musselinas/Swaddle´s da marca Gloop! - disponível nas lojas Romy&Compagnie, e Rosa e azul (ambas enviam para o domicílio pelo correio)


Por fim... Como fazer...! <3


E resta-me dizer que vou certamente experimentar e, quem sabe, usar e abusar ( com o devido cuidado, claro!) se realmente sentir que a C fica mais tranquila, dormindo melhor, se transformada neste tipo de "pacotinho".

5 comentários:

  1. Que engraçado... Tem uma certa lógica, mas talvez concorde com o ponto de vista que deve ser adotado nos primeiros 2 meses...

    ResponderEliminar
  2. o meu pequenote responde muito bem a ficar nesta "trouxinha" :)

    ResponderEliminar
  3. Que idade tem o pequenote? 😊 Pois isto por enquanto para mim não passa de teorias.. É sempre bom ouvir uma opinião de quem está a utilizar a técnica de momento 😊

    ResponderEliminar
  4. aqui fica a referencia a uma marca portuguesa MITA, com swaddle produzidos em Portugal. http://www.mita.pt/products/product/swaddle-pano-envolver-e-aconchegar-o-bebe-mita-fraldas-reutilizaveis e o video https://www.youtube.com/watch?v=0_n9jUgB6O8

    ResponderEliminar
  5. Obrigada 😊 Já fui ver o site e tem artigos fofinhos e de extrema utilidade... Depois falarei disso por aqui 😊

    ResponderEliminar